Resenha: Paris Para Um e Outros Contos

05:53

Título: Paris Para Um e Outros Contos
Autor(a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 240
Classificação: 4/5

Os livros da Jojo Moyes se tornaram uma espécie de constante na minha estante, sempre que consigo eu compro mais eu e vou amentando a minha coleção de livros da autora. Desde o primeiro momento em que eu coloquei os olhos em "Paris Para Um e Outros Contos" me interessei pelo livro, mas só depois de ler a resenha que a minha amiga Laura escreveu Nostalgia Cinza (sigam o blog dela, vale a pena! Ela escreve muito bem, sem contar que  suas resenhas são ótimas), que eu finalmente tomei a decisão de lê-lo.

"Com mais de 20 milhões de livros vendidos em todo o mundo, Jojo Moyes se consagrou autora de grandes romances. Arrebatadoras, emocionantes, repletas de personagens fortes e realistas, suas obras conquistaram legiões de fãs e alcançaram listas de mais vendidos em diversos países.
Nessa vibrante coletânea, o leitor poderá conhecer mais um lado da autora. Em histórias curtas e divertidas, Jojo, sem deixar de lado as personagens decididas que conquistaram o público, faz sua conhecida mágica de transformar situações comuns em eventos extraordinários.
No conto que dá título ao livro, a jovem Nell planeja um final de semana romântico em Paris com o namorado e fica sabendo, já na estação, que ele desistiu de acompanhá-la. Sozinha em um país estrangeiro, Nell descobre uma nova versão de si mesma, independente e corajosa.
Outros contos incluem um assalto a uma joalheria com uma reviravolta amorosa, a história de uma mulher que passa um dia inteiro com os sapatos de outra pessoa e um shopping lotado de pessoas fazendo compras de Natal que vai revelar a uma esposa estressada o que de fato importa na vida.
E em “Lua de mel em Paris”, que fecha a coletânea, Jojo Moyes brinda os leitores com um reencontro com as personagens do best-seller A garota que você deixou para trás, Liv e Sophie, que, separadas por algumas décadas, acreditam que o casamento é apenas o início de suas histórias de amor.
Dez pequenas amostras da saborosa escrita de Jojo Moyes, divertidas, autênticas e irresistíveis — você vai ler e se encantar."


PARIS PARA UM
O conto que dá título ao livro conta a história de Nell, uma mulher muito organizada, meticulosa e que não está acostumada a tomar atitudes muito impulsivas. Porém, ela resolve mudar de atitude surpreendendo o seu namorado Pete com passagens para eles passarem  um final de semana em Paris. Muito romântico, não? Contudo os seus planos não acabam saindo como planejado, ao invés de um fim de semana cheio de romance Nell acaba indo sozinha para a cidade luz. Pode parecer uma ideia muito arriscara para alguém que nunca saiu sozinha e Paris, mas mesmo assim ela decide arriscar nessa ideia maluca, quem sabe assim ela não consegue uma história divertida para contar para os outros.

"Ela está em Paris, com roupas parisienses, preparando-se para sair com um francês com quem conversou em uma galeria de arte!
Deve estar maluca.
Esta é a coisa mais estúpida que já fez na vida."  

ENTRE TUÍTES
Declan Travis é o anfitrião de um popular programa de TV matutino, ele possui uma ótima reputação como um homem de família, intrigo e fiel. Contudo, toda essa sua boa imagem é colocada em risco quando ele começa a sofrer uma onda de calúnias na internet, onde uma tal de @Becca_Loura escrevendo do Twitter sobre o caso que tiveram no passado. E para evitar que isso acabe gerando uma grande polêmica na mídia, Declan contrata uma série de especialistas para descobrir quem está por trás de todas as mensagem raivosas, e o que a pessoa quer com isso.

"— Estou falando a verdade. Não faço ideia de quem é essa mulher. Ou por diabo ela está tentando destruir a minha vida."

TARDE DE AMOR
Depois de alguns anos de casamento e filhos a relação pode desgastar um pouco, pelo menos esse é o caso de Doug e Sara. Depois de se esquecer do aniversário de casamento deles, Doug resolve compensar o atrasado com um final de semana romântico, somente ele e sua mulher (nada de crianças dessa vez). O único problema é que Sara não gosta de surpresas, de modo que não fica muito confortável com a ideia.

"Ela olha para o próprio reflexo no espelho, a mulher irritada e com ar cansado vestindo uma blusa azul-clara. Ela observa e aos poucos imagina um tipo diferente de mulher: cabelo despenteado, voraz, feliz por agarrar seu amado em qualquer janela lasciva de oportunidade, por menor que seja."

UM PÁSSARO NA MÃO
Mesmo um pouco insegura, Beth decide acompanhar ao seu marido Simon a uma festa. Sua empolgação não é uma das maiores, e encontrar Ben (o seu ex-amante) não ajuda em nada a situação. Mesmo tomando cuidado para seu marido não a avisar conversando com Ben, coincidentemente os dois se sentam um ao lado do outro no jantar formal. Essa reaproximação permite Beth enxergar um ponto de vista diferente do término deles.

"— Não há nada o que dizer. Você está casado, eu estou casada. Seguimos em frente.
Ela sentiu uma leve pressão e se deu conta, chocada, de que era a perna dele tocando a sua.
— Você seguiu? — perguntou ele baixinho, e as palavras a atravessaram como um abalo sísmico. — Mesmo?"


SAPATO DE COURO E CROCODILO
Sam é uma mulher de meia-idade e sua vida sofre uma verdadeira transformação causada por um par de sapatos. Ela estava na academia quando uma senhora (uma das "Mães Gostosas" como ela gosta de se referir) acabou levando sua mochila por engano. Ao invés de encontrar os seus confortáveis sapatos, Sam se depara  com um par de Louboutins e se vê obrigada a usar tais sapatos (mesmo os considerando desconfortáveis, bem diferente do que ela gosta e está costumada a usar). A única coisa que ela não podia prever era que os novos sapatos poderiam ser capazes de mudar sua vida tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

"— Ah meu Deus, amei os seus sapatos! — exclama.
— Na verdade, eles são... — começa Sam. Então se detém e sorri. — Eles são lindos, não acha?


ASSALTO
Alice é uma jovem que trabalha em uma joalheria, e o que era para ser mais um dia comum de trabalho acabou se tornando uma enorme confusão quando três assaltantes abordam os clientes e os trabalhadores da loja. A tranquilidade de Alice para lidar com a situação chega a ser surpreendente, ao invés de gritar por ajuda ou demonstrar medo ela acaba fazendo amizade com um dos assaltantes, até mesmo da início a uma conversa sedutora para saber quem a verdadeira identidade do homem.

" — Por favor. Não faça nenhuma idiotice.
— Você está apontando um taco para uma mulher desarmada, e usa uma meia na cabeça. E acha que eu estou fazendo uma idiotice?"


O CASACO DO ANO PASSADO
Todo relacionamento passa por um período de dificuldades, certo? Sim, e esse é o atual momento que Greg e Evie estão tendo de lidar com alguns problemas financeiros, ou seja, não estão podendo gastar o dinheiro que possuem com futilidades. Isso realmente é péssimo! As garotas do Marketing onde Evie trabalha sempre estão desfilando com roupas novas, enquanto ela continua com o seu casaco esfarrapado. E como se a situação do seu trabalho não fosse o suficiente, todos os dias ela passa por uma vitrine onde fica observando um  belo casaco de pele com um colar e não pode pagar.

"Não muito tempo antes, teria comprado o casaco. Ela teria exibido na hora do almoço, desfilando com ele diante das meninas do Departamento de Marketing, e o teria levado para casa dentro da sacola sofisticada, o peso balançando satisfatoriamente em suas pernas."

TREZE DIAS COM JOHN C
Durante sua caminhada noturna Miranda encontrou um celular jogado no gramado, com o intuito de descobrir a quem pertence ela começa a bisbilhotar o aparelho em busca de alguma dica. É assim que ela descobre as mensagens entre John C e de Scarlet (como se chama a proprietária do telefone). Devido a sua curiosidade e tédio, Miranda arriscou trocar algumas mensagem com John C, se passando por Scarlet. O único problema era que ela não esperava acabar gostando tando daquilo, além de desenvolver uma conexão com ele.

"Miranda olhou para a mensagem, destinada à pessoa que deveria estar sentada naquela cadeira. Você faz o meu sangue ferver."

A LISTA DE NATAL
Comprar presentes não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se trata de agradar a sua sogra. Neste conto conhecemos Chrissie, uma mulher exausta que está percorrendo a cidade na véspera de Natal para terminar as suas compras. E após conseguir pegar um táxi, ela acaba desencadeando uma conversa com o motorista que poderá mudar a sua vida.

"É como se ela tivesse perdido o fôlego. De repente imagina os quatro em torno da mesa de Natal e ouve David pedir desculpas mordazes a sua família por causa do bolo de Natal "errado". E algo dentro dela cede."

LUA DE MEL EM PARIS
E no último conto conhecemos a história de dois casais, em tempos diferentes (um se passa em 1912, já o outro se passa em 2002), descobrindo o real significado do casamento. Em 1912, vemos como Sophie e Édouard fizeram para enfrentar algumas situações difíceis. Já em 2002, conhecemos Liv e David que estão em lua de mel, mas não conseguem aproveitar como desejam uma vez que sempre surge um imprevisto.

"Mas ele não conseguiu terminar a frase. Eu já tinha calado sua boca com a minha."

A leitura de "Paris Para Um e Outros Contos" foi completamente apaixonante! Todos os contos falam sobre algum tipo de amor: aquela paixão intensa que você sente por uma pessoa,as dificuldades de uma relação, o término e até o amor próprio.

Se você gosta de contos, esse livro é um que realmente vale a pena (coloque ele na sua lista de leitura)! Os meus favoritos foram: Paris Para Um, Sapato de Couro e Crocodilo, Assalto e  Treze Dias Com John C. E o último, Lua de Mel em Paris, foi baseado em um outro livro da Jojo Moyes, porém não é preciso lê-lo para entender o conto (tanto é que só fui descobrir depois de terminar "Paris Para Um e Outros Contos").

You Might Also Like

2 comentários

  1. Oi Bruna! Esse livro quando chegou no Brasil foi muito divulgado pela editora, mas até então não tinha chamado minha atenção. Agora que li que são vários contos me interessei bastante, gosto de livros com essa dinâmica.

    aboutbooksandmore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cássia, tudo bem?
      Assim como você, antes de ler o livro eu não sabia que se tratava de um livro de contos da Jojo Moyes. Fui descobrir isso após ler a resenha da minha amiga Laura, do blog Nostalgia Cinza.
      Pode ler "Paris para um e outros contos", garanto que você não vai se arrepender. Foi uma leitura bastante gostosa <3 vale a pena.
      Bjs e volte sempre aqui no blog!

      Excluir