Resenha: Em Algum Lugar nas Estrelas

09:56

Título: Em Algum Lugar nas Estrelas
Autor(a): Clare Vanderpool
Editora: DarkSide Books
Número de páginas: 288
Classificação: 4/5

Sou uma grande fã dos livros publicados pela DarkSide Books e sempre que possível junto um dinheirinho para comprar algum título da editora. E o meu novo livro adquirido foi o "Em Algum Lugar nas Estrelas". Já tinha ouvido falar muitas coisas boas a respeito dele e durante a leitura eu pude confirmar isso.

"EM ALGUM LUGAR NAS ESTRELAS é um romance intenso sobre a difícil arte de crescer em um mundo que nem sempre parece satisfeito com a nossa presença. Pelo menos é desse jeito que as coisas têm acontecido para Jack Baker. A Segunda Guerra Mundial estava no fim, mas ele não tinha motivos para comemorar. Sua mãe morreu e seu pai... bem, seu pai nunca demonstrou se preocupar muito com o filho. Jack é então levado para um internato no Maine (o mesmo estado onde vivem Stephen King e boa parte de seus personagens). O colégio militar, o oceano que ele nunca tinha visto, a indiferença dos outros alunos: tudo aquilo faz Jack se sentir pequeno. Até ele conhecer o enigmático Early Auden.

Early, um nome que poderia ser traduzido como precoce, é uma descrição muito adequada para um prodígio como ele, que decifra casas decimais do número Pi como se lesse uma odisseia. Mas, por trás de sua genialidade, há uma enorme dificuldade de se relacionar com o mundo e de lidar com seus sentimentos e com as pessoas ao seu redor.

Obsessivo, Early Auden tem regras específicas sobre que músicas deve ouvir em cada dia da semana: Louis Armstrong às segundas; Sinatra às quartas; Glenn Miller às sextas; Mozart aos domingos e Billie Holiday sempre que estiver chovendo. Seu comportamento é um dos muitos indícios da síndrome de Asperger, uma forma branda de autismo que só seria descoberta muito tempo depois da Segunda Guerra, e que inspirou personagens já clássicos como o Sr. Spock (Star Trek), o Dr. House e Sheldon Cooper (The Big Bang Theory).

Quando chegam as festas de fim de ano, a escola fica vazia. Todos os alunos voltam paracasa, para celebrar com suas famílias. Todos, menos Jack e Early. Os dois aproveitam a solidão involuntária e partem em uma jornada ao encontro do lendário Urso Apalache. Nessa grande aventura, vão encontrar piratas, seres fantásticos e até, quem sabe, uma maneira de trazer os mortos de volta ainda que talvez do que Jack mais precise seja aprender a deixá-los em paz.

EM ALGUM LUGAR NAS ESTRELAS é uma daquelas grandes histórias que permanecem com você por muito tempo, perfeita para ler entre amigos ou passar de pai para filho. Tudo que é real pode ser uma grande fantasia ou uma coincidência inevitável. Somos muito mais que um simples desejo do acaso. Nossos caminhos vão se cruzar no primeiro semestre de 2016 nesta obra premiada com o Printz Honow Award em 2016, indicada a outra dezena de prêmios e eleita o livro do ano em dezenas de listas preparadas pelos leitores."

O livro conta a história de Jack Baker, um garoto de 13 anos que perdeu recentemente a sua mãe e que não possuiu um bom relacionamento como o seu pai — depois de todos os anos afastados pela guerra é como se eles fossem dois estranhos. E o pai de Jack també'm não consegue administrar o seu trabalho como capitão da marinha  com os cuidados que o seu filho precisa, da maneira que decide colocá-lo em um  internato só para meninos, o Morton Hill.

Ser novato em uma escola nova pode ser muito intimidador, de modo que leva algum tempo para que Jack se acostume com o seu novo "lar" e com sua nova rotina. E mesmo com a dificuldade para fazer amizades o garoto está decidido que não quer se envolver com Early Auden, o garoto esquisito da turma — até mesmo os professores preferem ignorá-lo, deixando ele fazer o que bem entende como sair mais cedo das aulas, do que lidar com as peculiaridades do comportamento dele.

Não demora para Jack perceber como o garoto é tratado pelas pessoas no colégio, o que incluiu o corpo docente, mas é durante uma aula de matemática em que ele passa a conhecer um pouco mais o garoto estranho. Durante uma discussão sobre o número Pi ser finito, Early se aborrece com a sua teoria. Ele acredita que o Pi não acaba e até mesmo tem uma história para justificar isso: o Pi está muito perdido no momento, mas ele irá encontrar o seu caminho de volta.
“A história de Pi começa com uma família. Três é a mãe. Ela é bonita e bondosa, e o leva sempre no coração. Quatro é o pai. Ele é forte e bom. E aqui – Early apontou o número um no meio – está Pi. A mãe deu a ele o nome de Polaris, mas disse que ele teria de conquistar seu nome."

Early ão só imagina a história do Pi, mas também consegue enxergar nos números as cores e sensações. E a verdade que a história de como Pi se perdeu e está tentando arranjar o seu caminho de volta para casa, é a história de seu irmão mais velho que foi morto na Segunda Guerra Mundial. Porém, Early acredita fortemente que o seu irmão está vivo e perdido, tentando achar o seu caminho de volta para casa.

Aos poucos Jack vai se aproximando de Auden, passando a conhecer o mundo que o garoto vive; conhece as suas manias como organizar as balas por cores para se acalmar, ou que tem um músico/a específico para cada dia da semana, inclusive  para dos dias de chuva. Juntos os dois vão criando um laço muito forte chegando ao ponto dos dois fugirem para uma aventura para encontrar o Pi, ou melhor, o irmão de Early que está perdido.

“Eu me apoiei no remo, grato por aquilo e pelo momento em que podia absorver todas essas coisas. Early havia me permitido vislumbrar o que ele via, ouvia e sentia por intermédio dos números. E havia nisso uma beleza que era calorosa e real."

A história de "Em Algum Lugar nas Estrelas" foi muito tocante. Apesar de serem tão diferentes, de enxergarem o mundo de maneiras diferente, Jack e Early superaram todos esses obstáculos e se tornaram grandes amigos. Temos uma história de amizade, superação e de aventura. É tão envolvente que não consegui parar de ler. E a medida que o autor vai acompanhando a trajetória desses dois amigos, também conhecemos a história de Pi e de como ele faz para tentar encontrar o seu caminho de volta para casa.

E como costume acho que nem preciso dizer que a DarkSide Books arrasou nesse livro, assim como em outros já publicados pela editora. Tudo no livro é lindo, desde os grandes e pequenos detalhes como os desenhos de constelações, mas o que mais me encantou foi o marcador de livro: de um lado mostra os músicos ouvidos por Early, e do outro lado são os símbolos das constelações. Foi tudo pensado com muito cuidado, ficou simplesmente encantador! 

You Might Also Like

4 comentários

  1. Oi, Bruna!
    Eu vim ver sua resenha, mas não li muito. Vou te explicar o porquê: estou lendo também o livro e igualmente encantada! Não queria saber muito mais do que já sei, mas as fotos estão belíssimas e depois que eu terminar minha leitura venho aqui deixar minhas impressões, ok? Abração!
    Drica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, tudo bem com você?
      Eu espero muito que você goste desse livro como eu, afinal de contas é uma história linda e encantadora. E muito obrigada pelo elogio das fotos, sempre gosto de ter um feedback a respeito do que eu venho fazendo aqui no blog! E depois não deixa de me falar o que você achou do "Em Algum Lugar nas Estrelas".
      Bjs e volte sempre aqui no blog!

      Excluir
  2. Nossa, tô impressionada como você conseguiu discorrer de uma maneira tão interessante sobre o livro depois de já ter colocado a sinopse. Você é muito boa nisso. haha
    Eu achei o livro interessante de cara. A capa, o título e o enredo é maravilhoso! Realmente a sua fotografia ficou ótima. Ela chamou muito a minha atenção ♥

    www.ultimobiscoito.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nayandra, tudo bem com você?
      Fico muito feliz que você tenha gostado das resenha e das fotos, para mim sempre é bom poder ter esse retorno positivo dos meus leitores <3
      E sim, a capa do livro é simplesmente linda (assim como de outras obras publicadas pela DarkSide), foi algo que me chamou muita atenção na hora da compra.
      Bjs e volte sempre aqui com o blog!

      Excluir