Resenha: Outros jeitos de usar a boca

09:38

Título: Outros jeitos de usar a boca
Autor(a): Rupi Kaur
Editora: Planeta Brasil
Número de páginas: 208
Classificação: 5/5

Eu não sou uma grande fã de poesias, mas, às vezes, encontro livros que me chamam tanta atenção que eu resolvo sair da minha zona de conforto lendo algo desse gênero. Fiquei sabendo do livro "Outros jeitos de usar a boca" através de um vídeo da Jout Jout, e não demorou para que mais pessoas começassem a ler e comentar sobre. Como li várias críticas positivas eu resolvi dar uma chance para o livro.

"'outros jeitos de usar a boca' é um livro de poemas sobre a sobrevivência. Sobre a experiência de violência, o abuso, o amor, a perda e a feminilidade. O volume é dividido em quatro partes, e cada uma delas serve a um propósito diferente. Lida com um tipo diferente de dor. Cura uma mágoa diferente. Outros jeitos de usar a boca transporta o leitor por uma jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza deles. Publicado inicialmente de forma independente por Rupi Kaur, poeta, artista plástica e performer canadense nascida na Índia – e que também assina as ilustrações presentes neste volume –, o livro se tornou o maior fenômeno do gênero nos últimos anos nos Estados Unidos, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos."

O livro é uma coletânea de poemas escritos por Rupi Kaur, eles abordam temas sobre o amor, a feminilidade, a perda, o abuso e até mesmo a violência. E ele é dividido em quarto partes: a dor, o amor, a ruptura e a cura.

A DOR
"você
cresceu ouvindo
que suas pernas são
um pit stop para homens que
procuram um lugar para repousar
um corpo vazio desocupado o bastante
para receber hóspedes mas
nenhum chega
disposto a
ficar"
Essa fase começa ainda na época da infância quando nós, mulheres, somos ensinadas a amar errado. Confundimos a violência com uma forma de carinho e proteção. Somos ensinadas a priorizar a felicidade das outras pessoas. As princesas fazem de tudo por seus príncipes e assim nós somos criadas.  

O AMOR
"só de pensar em você
minhas pernas abrem espacate
como um cavalete com uma tela
implorando por arte"
Quem nunca sonhou com o amor verdadeiro? Com uma relação intensa? O amor pode ser totalmente lindo e sonhador, porém bem sempre é recíproco. O amor também doí e machuca, mas não conseguimos viver sem ele.

A RUPTURA
"ele só sussurra eu te amo
quando desliza a mão
para abrir o botão
da sua calça

é aí que você tem
que entender a diferença 
entre querer e precisar
você pode querer esse menino
mas você com toda a certeza
não precisa dele"
Chega um momento em que é preciso colocar um fim em determinadas coisas. Essa ruptura parece despedaçar por inteiro, machucando ainda mais. E é com o tempo que aprendemos a amar algo muito mais importante: nós mesmas.

A CURA
"gosto de ver como as estrias
das minhas coxas são humanas
e como somos tão macias porém
ásperas e selvagens
quando precisamos
adoro isso na gente
como somos capazes de sentir
como não temos medo de romper
e de cuidar das nossas dores com classe
só o fato de ser mulher
dizer que sou mulher
me faz absolutamente plena
e completa"
E assim chegamos na última parte do livro. Estamos curadas. Nos reerguemos das cinzas para viver, como uma fênix. Estamos curadas de toda opressão, dos amores errados que tivemos em nossas vidas. Estamos curadas da procura pela nossa alma gêmea, nossa cara metade em outra pessoa, quando sabemos que devemos ser inteiras.

Quando eu acabei "Outros jeitos de usar a boca" fiquei sem palavras. Me encantei com a escrita de Rupi Kaur, o modo poético que ela utilizou para escrever sobre seus sentimentos, sobre suas dores, alegrias, amores e tristeza. A autora foca em pontos sensíveis do que é ser mulher. O livro também é carregado por um forte empoderamento.

Essa foi uma leitura rápida, mas bastante reflexiva que me encantou da primeira a última página. Se você é mulher eu recomendo que você leia esse livro. Eu estou nesse livro, você está nesse livro. O meu pai, a minha mãe e as outras mulheres da minha família também. O meu namorado está nesse livro assim como os homens que eu já beijei. É impossível não se identificar em alguma parte dessa leitura.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Esse livro é simplesmente maravilhoso, acabei de ler agora mesmo e estou encantada.
    Amei a resenha!!!

    https://cartasaosdesinteressados.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leh, tudo bem com você?
      Sim, esse livro é totalmente maravilhoso e eu fiquei completamente encantada com ele. <3
      E fico feliz que você tenha gostado da resenha!
      Bjs e volte sempre aqui no blog!

      Excluir
  2. Tenho muita vontade de ler, eu vi pequenos trechos dele no Instagram e soube que deveria ler. Eu adoro poesia, não leio tanto quanto deveria e gostaria, a sua resenha me deixou com ainda mais vontade de ler. SCRRRR AHAHAH

    Beijos,
    pinguimtagarela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diovana, tudo bem com você?
      Eu não sou muito chegada no gênero de poesias, mas às vezes eu decido me arriscar quando eu vejo um livro interessante e esse foi o caso de "Outros jeitos de usar a boca". Eu fiquei completamente apaixonada por essa leitura, adorei a sensibilidade da Rupi Kaur (as metáforas que ela usou <3).
      E eu fico muito feliz que você tenha gostado da minha resenha!
      Bjs e volte sempre aqui no blog!

      Excluir