Resenha: A Viajante do Tempo (Outlander #1)

06:35

Título: A Viajante do Tempo (Outlander #1)
Autor(a): Diana Gabaldon
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 800
Classificação: 5/5

O meu primeiro contato com a série Outlander (ela tá disponível na Netflix, não perca tempo e vai logo assistir) foi incrível, com uma trama bem envolvente e com ótimos personagens foi impossível não gostar de Outlander, eu passei a amar essa série desde o primeiro episódio. E depois de terminar assistir as duas temporadas eu resolvi dar uma chance para os livros, e assim como a série acabei me encantando completamente pela história criada por Diana Grabaldon.

"Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido, com quem desfruta uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída para um antigo círculo de pedras, no qual testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando resolve retornar ao local, algo inexplicável acontece: de repente se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros. Tão logo percebe que foi arrastada para o passado por forças que não compreende, Claire precisa enfrentar intrigas e perigos que podem ameaçar a sua vida e partir o seu coração. Ao conhecer Jamie, um jovem guerreiro das Terras Altas, sente-se cada vez mais dividida entre a fidelidade ao marido e o desejo pelo escocês. Será ela capaz de resistir a uma paixão arrebatadora e regressar ao presente?"

Escócia, 1945

A Segunda Guerra Mundial foi um período difícil para muitas pessoas, não? Para a destemina enfermeira Claire Beauchamp, esse foi um período em que passou afastada de seu marido Frank Randall de modo que ele parecesse um completo estranho para ela. Para poderem se reconectar depois de passar tantos anos longes um do outro nada melhor do que uma segunda lua de mel, essa parece à oportunidade para Claire e Frank retornarem com a vida que levavam antigamente, quem sabe até mesmo uma oportunidade para formar uma família.

Eles vão para Inverness, uma cidadezinha que fica na Escócia. Além de ser um bom local para uma segunda lua de mel, também é a oportunidade perfeita para Frank poder pesquisar um pouco mais sobre sua linhagem. Por ser um historiador ele possuía um grande interesse e curiosidade em saber sobre seus antepassados. Enquanto Frank fica ocupado para descobrir mais sobre Jack Randall, também conhecido como "Black Jack" — um de seus parentes que era bastante conhecido naquelas localidades por meado de 1730 —, Claire passa o seu tempo estudando botânica — o seu novo hobbie — e conhecendo novas espécies de plantas. 

"Você esquece a sua vida após um tempo. Coisas que lhe são queridas são como um colar de pérolas. Corte-o e elas se espalham pelo chão, indo para cantos escuros, não sendo mais encontradas. Então você segue em frente. E um dia acaba esquecendo como as pérolas eram."

Acontece que em Inverness está se comemorando um feriado importante, de modo que Frank resolve ir com sua esposa observar, ou melhor, bisbilhotar, um ritual druida que iria acontecer em Craigh na Dun, o famoso círculo de pedras. Ao observar aquelas mulheres fazendo tal ritual, Claire imediatamente sentiu que não deveria estar ali. Era como se houvesse uma fonte poderosa de magia ali e ela e seu marido não eram dignos de observar tal ritual, afinal de contas ambos eram forasteiros.

Contudo, o que Claire não podia imaginar era que ao retornar a Craigh na Dun  no dia seguinte para obter mais informações sobre uma flor sua vida iria mudar completamente. Ela mal imaginava que estava prestes a embarcar em uma viagem.
Escócia, 1743

"Parecia inconcebível, mas todas as evidências indicavam que eu estava em um lugar onde os costumes e a política do final do século XVIII ainda vigoravam. Eu teria imaginado que tudo não passava de algum tipo de espetáculo à fantasia, se não fosse pelos ferimentos do jovem a quem chamam de Jamie."

Ao encostar na pedra, Claire é transportada para o ano de 1743. Atordoada sem saber o que tinha acontecido, nem mesmo tendo noção da viagem temporal, ela se vê sozinha naquela confusão. Claire até tenta retornar para o local onde tinha estacionado o seu carro, mas é uma tentativa em vão. E como se não fosse o bastante ela acaba se envolvendo em um conflito entre os escoceses e os ingleses, além de se deparar com o temível Jack Randall.

Em um só dia ela fez uma viagem temporal para o passado, quase foi assassinada e estuprada. A sorte de Claire é quando ela se depara com alguns homens do clã McKenzie, ganhando um abrigo no castelo Leoch. Sua habilidade como enfermeira permite que ela possa ajudar as pessoas, incluindo Jamie, um guerreiro das Terras Altas.

"— Ah, sim, Sassenach — respondeu ele, um pouco melancolicamente. — Eu sou seu senhor... e você é minha senhora. Parece que não posso possuir sua alma sem perder a minha."

Para se adaptar a essa noca época, Claire vai precisar se esforçar e se lembrar constantemente que não está mais no ano de 1945. Sem contar que a Escócia, em 1743, ela corria um grande perigo por ser uma inglesa em meio a um conflito entre os ingleses e os escoceses. Sendo assim, retornar para sua casa e para Frank parece ser algo cada vez mais difícil, até mesmo levando em conta que é preciso lutar contra atração que tem por Jaime.

A primeira coisa que eu percebi lendo "A Viajante do Tempo" foi como a série estava fiel ao livro, e para qualquer leitor não há nada melhor do que ver um filme ou série que seja fiel a obra (nem preciso dizer que nesse quesito a adaptação de Percy Jackson foi um desastre completo). Desde os pequenos detalhes até os maiores estavam perfeitos, e enquanto lia não podia deixar de pensar no Sam Heughan e na Caitriona Balfe que deram vida ao Jamie e à Claire.

Simplesmente me apaixonei por esse universo criado por Diana Grabaldon. Com uma escrita extremamente detalhada pude imaginar com facilidade os locais, isso tornou a narrativa ainda mais rica. Se você gosta de romances de época não pode deixar de ler "A Viajante do Tempo", assim como os outros volumes da série. Você vai se envolver pela história do livro, pelo romance entre Claire e Jamie, esse livro é simplesmente irresistível! Uma vez que se começa a ler não dá mais vontade de parar.

You Might Also Like

0 comentários