Resenha: Querido Dane-se

00:00

Título: Querido Dane-se
Autor(a): Kéfera Buchmann
Editora: Paralela
Número de páginas: 224
Classificação: 3/5
Comprar: Amazon 

Admito que quando se trata de livro escrito por youtubers eu fico com certo pé atrás, apesar de ter noção que esses livros estão incentivando mais jovens a lerem, abrindo o mundo da literatura para eles. Então, para tentar acabar um pouco com esse meu preconceito, eu resolvi dar uma chance para o livro "Querido Dane-se", a primeira ficção da youtuber e atriz Kéfera.

"Sara tem muitos sonhos, mas também vários problemas para enfrentar. Para começar, seu namorado acabou de uma hora para outra com ela e por WhatsApp. Pouco depois, ela descobriu que o desgraçado está namorando uma socialite linda e admirada. Parou por aqui? Não: Sara, que é estilista de formação, mas trabalha como costureira, atualmente está de plantão na casa dessa socialite, arrumando as roupas dela.
Enquanto lida com o ressurgimento do ex e tenta voltar a achar graça na solteirice, Sara sofre com seu maior medo: fazer trinta anos sem achar a sua cara-metade. Entre lágrimas e muita risada, no entanto, Sara começa a repensar sua vida. E a perceber que está diante de uma pessoa cujos anseios e gostos conhece pouco: ela mesma. 

Querido dane-se é a primeira ficção de Kéfera Buchmann, que, sem abandonar o bom humor de sempre, fala sobre autoestima, empoderamento e a importância de compreender os próprios desejos para se tornar alguém feliz."

O livro é escrito em forma de diário em que Jussara, ou melhor, Sara (como ela prefere ser chamada) começa a escrever sobre o seu dia a dia como uma forma de terapia. Inicialmente ela não foi uma grande fã de escrever um diário, mas acabou fazendo devido a ordem que sua terapeuta tinha lhe passado, de que aquela seria uma boa forma de conseguir superar o termino de seu namoro e outros problemas de sua vida pessoal.

Sara é uma costureira que sonha em ter a sua própria marca, de poder produzir suas próprias roupas. Porém, ela tem de se contentar em trabalhar no ateliê de uma famosa estilista. Até que no emprego ruim, ainda mais que ela foi sendo promovida ao longo de alguns anos (da garota que servia café ela se tornou costureira), além disso ela tem a chance de trabalhar lado a lado de sua melhor amiga: Denise

"Cacete, daqui  pouco vou estar com trita anos. Se eu chegar lá solteirona e chamando Jussara só vai faltar uma placa no pescoço escrito TIAZONA. Que ódio". 

Tudo na sua vida parecia estar bem quando Henrique, seu namorado de longa data, resolveu terminar o relacionamento de três anos por WhatsApp. Isso é capaz de deixar qualquer um arrasado, o que acaba sendo o caso de Sara. Ela não deixa de se perguntar o que aconteceu, afinal de contas eles estavam tão felizes juntos, o Henrique até estava falando sobre casamento! E como se isso não fosse o suficiente, ela também lida antecipadamente com a crise dos 30 anos (apesar de só ter 26, Sara já pensa logo no futuro) e morre de medo de pensar na possibilidade de ficar sozinha, de se tornar uma tiazona. 
Ao longo das páginas do diário vamos acompanhar a vida de Sara, como ela está fazendo para lidar com o término de seu namoro, algumas das confusões em que ela se mete na tentativa de encontrar um novo amor e até mesmo a sua relação com o seu trabalho (é um verdadeiro misto de amor e ódio, tudo depende do dia). Acompanhamos também a evolução que ela vai tendo de se aceitar, de querer se conhecer melhor. 

"Essa é a minha busca atual: ser boa para mim mesma. Me fazer bem. Chega de tentar ser tão incrível para os outros. Chegou a hora de ouvir o meu chamado interno. Ir em busca da minha felicidade sem depender de ninguém para isso. Será que é possível? Uns dizem que sim, outros morrem tentando. Só tem um jeito de descobrir. E é isso que eu vou fazer".

Para a estreia de sua primeira ficção até que a Kéfera se saiu bem, mas admito que eu estava esperando um pouco mais devido ao marketing e a publicidade imensa ao redor do livro. A linguagem é bem simples, cheia de alguns palavrões (alguns eram bem desnecessários) e lembra bastante ao modo da youtuber falando (enquanto eu lia o livro eu podia escutar a Kéfera na minha cabeça), tanto é que alguns fãs acreditam que a personagem Jussara é inspirada na própria Kéfera.

O livro "Querido Dane-se" é um livro que reúne uma série de clichês e não é muito marcante, de modo que não vai demorar para se esquecer dele. Contudo, apesar de algumas partes negativas, eu gostei que o livro trabalhou com a ideia de que é importante a gente se aceitar sozinha; cultiva bastante o amor próprio. É uma evolução que a personagem Jussara vai passando: ela para de correr atrás de um relacionamento, deixa isso de lado e começa a focar na sua própria careira, em focar mais na sua felicidade. Essa é uma lição que todas as pessoas devem levar para a vida.

Acredito que Kéfera tem grandes chances de amadurecer um pouco mais a sua escrita (isso fica um pouco evidente se comparar o início com o final do livro, há uma leve mudada; os palavrões diminuem bastante e ela aprofunda mais nos pensamentos e sentimentos mais íntimos de Jussara), então acredito que ela possa se sair melhor em outros trabalhos. A atriz tem um potencial em suas mãos, ela apenas precisa saber trabalhar melhor com isso.

You Might Also Like

0 comentários