Resenha: Senhor das Sombras

02:15

Título: Senhor das Sombras
Autor(a): Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Número de páginas: 602
Classificação: 5/5

Não é nenhum segredo pra quem me acompanha aqui no blog que eu sou uma grande fã da Cassandra Clare, que eu me apaixonei pelo universo que ela criou dos shadowhunters, de forma que eu estava esperando ansiosamente pelo "Senhor das Sombras". Estava tão empolgada pelo livro que o devorei em uma questão de dias e, agora, eu mal posso esperar para o próximo livro e tomara que ele não demore a chegar aqui no Brasil.   

"A ensolarada Los Angeles pode ser um lugar sombrio na continuação de Dama da Meia-Noite, de Cassandra Clare. Emma Carstairs finalmente conseguiu vingar a morte dos pais e pensou que com isso estaria em paz. Mas se tem uma coisa que ela não encontrou foi tranquilidade. Dividida entre o amor que sente pelo seu parabatai Julian e a vontade de protegê-lo das graves consequências que um relacionamento entre os dois pode trazer, ela começa a namorar Mark Blackthorn, irmão de Julian. Mark, por sua vez, passou os últimos cinco anos preso no Reino das Fadas e não sabe se um dia voltará a ser o Caçador de Sombras que já foi. Como se não bastasse, as cortes das fadas estão em polvorosa. O Rei Unseelie está farto da Paz Fria e decidido a não mais ceder às exigências dos Nephlim. Presos entre as exigências das fadas e as leis da Clave, Emma, Julian e Mark devem encontrar um modo de proteger tudo aquilo que mais amam — juntos e antes que seja tarde."

O livro começa poucas semanas após os acontecimentos de "Dama da Meia-Noite", e como era de se esperar as coisas não andam nada fáceis para os shadowhunters do Instituto de Los Angeles, na verdade, a vida nunca foi muito fácil para eles. Depois da morte do feiticeiro Malcom Fade, de Emma Carstairs descobrir a verdade sobre a morte de seus pais e sobre a Maldição dos parabatais proteger os Blackthorns, principalmente, Julian se tornou sua missão principal, mesmo que isso envolva negar os seus sentimentos por ele. Em uma tentativa de tentar esquecê-lo, Emma começou um namoro de mentira com Mark, o irmão mais velho de Julian, que optou por permanecer ao lado de sua família ao invés de retornar para a Caçada Selvagem.

Como se isso não fosse complicado o bastante, o número de demônios marinhos aumentou na costa da Califórnia, de maneira que a Clave não teve como ignorar esse problema. Sendo assim, eles enviaram para o instituto os Centuriões, também conhecidos como a elite de caçadores formados na Scholomance, para tentar resolver esse problema. Porém, conviver com os Centuriões não vai ser uma tarefa nada fácil uma vez que eles são prepotentes, além de desprezarem os caçadores do instituto. 

"Tem algo de especial num lugar em que você esteve com alguém que ama. Ele assume um significado na sua mente. Torna-se mais do que um lugar. Transforma-se em uma destilação do que vocês sentiam um pelo outro. Os momentos que você passa num lugar com alguém... se tornam parte dos tijolos e da argamassa. Parte da alma do lugar."
Lidar com essa visita indesejada no instituto não é nada fácil, mas sempre existe uma maneira de tudo piorar: além dos centuriões, eles recebem a visita de um convidado bastante incomum O líder da Caçada Selvagem, Gwyn ap Nudd, está ao instituto para trazer notícias sobre Kieran, que está preso e que será condenado a morte na corte de Unseelie. Para proteger aqueles que amamos, por alguém que já sentimos algo, é preciso fazer certos sacrifícios, de forma que Mark decide ir para o mundo das fadas para resgatar Kieran. 

Trata-se de uma missão muito perigosa, ainda mais que os Nephlim estão com as relações abaladas com as fadas, mas apesar de todos os riscos iminentes Mark não desiste de tentar salvar Kieran. Para tentar resgatá-lo Julian, Emma e Christina vão atrás de Mark na corte Unseelie. Durante esse período que passam no mundo das fadas algumas revoltas, intrigas, informações e segredos vão surgir, alguns que podem mudar para sempre a vida e o mundo dos Nephlim. 

"Eu nunca tinha entendido até então o quanto você pode privar uma pessoa ao não lhe dar as palavras das quais ela necessita para se descrever. Como você pode saber se há outros como você quando nunca teve um termo para se referir a si?"

No segundo livro da série Os Artifícios das Trevas, Cassandra Clare conseguiu dar mais destaque para os membros mais novos da família Blackthorns: Ty e Livvy, que ganharam um maior destaque do que no volume anterior. Junto deles outro personagem que se destacou bastante foi Kit Herondale, que havia tido uma breve aparição anteriormente. Kit ao lado dos gêmeos (Ty e Livvy) acabaram desenvolvendo uma amizade muito interessante.

Também gostei da maneira que a Cassie lidou com os triângulos amorosos da série (Julian, Emma, Mark e Kieran, Mark, Christina), sem deixar que se tornasse algo cansativo e que ganhasse um foco maior e mais importante na história. Por mais que um romance seja legal, não é o fator principal da série de livros, não é uma saga que gira em torno de um amor.

Foi com grande maestria que Cassandra Clare conseguiu desenvolver todos acontecimentos de "Senhor das Sombras", tantas coisas aconteceram que tive receio de que algumas ficassem confusas, ou que não recebessem a devida importância que mereciam. Agora, mal posso esperar pelo lançamento do próximo livro da saga (apenas espero que não demore muito e que seja tão bom quanto esse).

You Might Also Like

0 comentários