Resenha: Tartarugas Até Lá Embaixo

08:00

Título: Tartarugas Até Lá Embaixo
Autor(a): John Green
Editora: Intrínseca 
Número de páginas: 256
Classificação: 5/5

John Green tornou-se um verdadeiro fenômeno mundial após o lançamento de "A Culpa das Estrelas", um livro que conquistou milhares de jovens ao redor do mundo (eu estou inclusa nesse grupinho). Depois de anos sem lançar um livro novo ele está de volta com "Tartarugas Até Lá Embaixo", e sendo uma grande fã do autor eu não poderia deixar de ler o seu mais novo livro!

"Depois de seis anos, milhões de livros vendidos, dois filmes de sucesso e uma legião de fãs apaixonados ao redor do mundo, John Green, autor do inesquecível A culpa é das estrelas, lança o mais pessoal de todos os seus romances: Tartarugas até lá embaixo.

A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido – quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro – enquanto lida com o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Repleto de referências da vida do autor – entre elas, a tão marcada paixão pela cultura pop e o TOC, transtorno mental que o afeta desde a infância –, Tartarugas até lá embaixo tem tudo o que fez de John Green um dos mais queridos autores contemporâneos. Um livro incrível, recheado de frases sublinháveis, que fala de amizades duradouras e reencontros inesperados, fan-fics de Star Wars e – por que não? – peculiares répteis neozelandeses."

O livro conta a história de Aza Holmes, uma jovem garota que tem de lidar com o seu transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e que vive com o medo crescente de ser infectada por alguma bactéria a qualquer instante. É uma verdadeira luta constante que ela tem de lidar todos os dias; uma luta contra sua própria mente na esperança de se sentir real e viva.

E como se não fosse complicado o bastante ter que lidar com todas suas inseguranças Aza junto de sua melhor amiga, Daisy, decidem investigar o repentino e suspeito desaparecimento de um bilionário da cidade onde moram. Se aquilo parece uma tarefa bastante impossível? Sim ou claro? Porém, as duas jovens não deixam de tentar, ainda mais que quem encontrá-lo receberá uma enorme quantidade de dinheiro. Tem como a situação ficar melhor?  
Durante as investigações, Aza acaba se reencontrando com um garoto de seu passado: Davis, que é  filho do bilionário desaparecido e que já frequentou o mesmo acampamento de Aza quando eram mais novos. Ao mesmo tempo em que a jovem acaba ficando mexida com o reencontro de alguém tão importante de seu passado, ela não pode se esquece do seu objetivo principal: encontrar o bilionário desaparecido e dividir a grana junto de sua melhor amiga. Além do mais, deixar-se envolver com Davis é algo mais difícil do que ela poderia imaginar uma vez que, às vezes, a sua doença prejudica nas suas relações pessoais. 

“Você dá poder demais aos seus pensamentos, Aza. São apenas pensamentos. Eles não são você. Você pertence a si mesma, mesmo quando seus pensamentos não pertencem.”

É perceptível o quanto John Green amadureceu a sua escrita desde "A Culpa É Das Estrelas". Ele conseguiu retratar de maneira fiel a vida de uma pessoa que sofre com TOC e ansiedade, sem romantizar em nenhum momento. Ele permite que o leitor entre na cabeça de Aza Holmes e se identifique com todos os seus medos e inseguranças (que não sou poucos), de maneira que criamos uma empatia por ela.

Durante a leitura eu também gostei da criação e do desenvolvimento de alguns personagens, principalmente da Daisy. Ela é uma garota totalmente divertida, que ama Star Wars e que é famosa por escrever fanfics! Eu iria amar ter uma melhor amiga feito ela. Também gostei bastante da amizade entre ela e a Aza, mesmo com algumas brigas e desentendimentos ao longo da narrativa as duas provaram que são de fato melhores amigas, que nada, nem mesmo um TOC, pode atrapalhar a amizade entre elas. 

Outra coisa que eu também gostei em "Tartarugas Até Lá Embaixo" foi o final do livro. Foi algo que me surpreendeu e fugiu de algo que estamos acostumados, da ideia de que para o final ser feliz o casal tem que terminar junto. Gostei bastante dessa quebra de expectativa por parte do Green, algo bem similar com a vida real. Neste novo livro, John Green conseguiu criar uma história envolvente, original em alguns sentidos (pelo menos eu nunca tinha lido nada parecido com "Tartarugas Até Lá Embaixo"), e foi uma ótima oportunidade para eu poder matar as saudades do autor!

You Might Also Like

0 comentários